top of page
Foto do escritorNuno Terenas

A Psicoterapia Emocional e Bonding



A psicoterapia emocional individual ou de grupo promove através de técnicas de reconhecimento e libertação de emoções, o reconhecimento dos problemas psicológicos da pessoa libertando-a de sintomas como a ansiedade e a depressão, promovendo uma mudança positiva de atitudes e de modos de vida (Neto, 2014).


O objetivo da psicoterapia emocional é a diminuição ou a ausência de sintomas, é ajudar a pessoa a ganhar responsabilidade com o seu ambiente social através de um estilo funcional de relações.


O terapeuta foca-se nos padrões emocionais da pessoa e explora o esquema emocional. As experiências relacionadas com intervenções terapêuticas de quantidades elevadas de emoções favorecem a reorganização das estruturas límbicas. A expressão de emoções a um estado de excitação elevado facilita a restruturação das redes neuronais.


A psicoterapia emocional ajuda as pessoas de qualquer idade ou situação, a manejar melhor os sentimentos antigos ou atuais de dor, zanga e medo; corrigir crenças e atitudes subjacentes relacionadas com esses sentimentos; experimentar uma ligação maior a si próprio e aos outros, com mais felicidade e mais sentido na vida diária (Neto, 2014).


Quando usam este processo dinâmico, as pessoas aprendem a libertar sentimentos de raiva, zanga, medo, tristeza e dor de maneira segura e construtiva, clarificar e discernir sobre as suas situações de vida, integrar essa "inteligência emocional" recém-adquirida e fazer ações construtivas e positivas (Neto, 2014).


Na psicoterapia emocional pratica-se a focagem e a associação livre de sentimentos. A pessoa atinge estados emocionais significativos e tira conclusões sobre eles ajudada pelo psicoterapeuta.


Torna-se mais fácil lembrar situações geradoras de stress e de comportamentos disfuncionais, valorizá-las e proceder em consequência, criando novas atitudes, novos meios de atuação, relacionamento e vinculação.


Estas situações são focadas, trabalhadas emocionalmente, tornadas conscientes e a resposta muda gradualmente através de experiências emocionais corretivas.


Os padrões cognitivos disfuncionais são alterados e é praticado um novo comportamento para melhorar a competência psicossocial.


A psicoterapia emocional ativa e expressa emoções e sentimentos, trabalha os neurotransmissores e as endorfinas.


O que cura em psicoterapia emocional é a mudança de atitudes que a expressão destes sentimentos e o diálogo com o psicoterapeuta podem provocar.


Referências Bibliográficas

Neto, D. (2014). Psicoterapia Emocional e Bonding. Lisboa. Edições Climepsi Editores.





Nuno Terenas

Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta





コメント


bottom of page