Brainspotting
O Brainspotting é uma terapia relativamente recente, desenvolvida em 2003 pelo psicoterapeuta americano David Grand. A técnica tem como objetivo ajudar os pacientes a superar traumas e outros problemas emocionais, trabalhando diretamente com o sistema nervoso e o cérebro.
Durante uma sessão de Brainspotting, o terapeuta ajuda o paciente a identificar um "ponto de acesso" no campo visual, que corresponde a um local no cérebro onde o trauma ou a emoção negativa está armazenada. Esse ponto de acesso é geralmente encontrado quando o paciente está a reviver a memória traumática ou a experimentar a emoção negativa.
O terapeuta ajuda então o paciente a focar sua atenção no ponto de acesso, permitindo que o cérebro comece a processar a memória ou emoção negativa, o que pode levar a uma sensação de liberdade emocional e a uma redução da intensidade do trauma.
Embora o Brainspotting seja uma técnica relativamente nova, há evidências crescentes que sugerem sua eficácia no tratamento de vários problemas emocionais, quando realizado por alguém qualificado.
Aplicações Clínicas do Brainspotting
-
Trauma físico e emocional
-
Recuperação de traumas decorrentes de acidentes
-
Traumas resultantes de intervenções e tratamentos médicos
-
Doenças físicas relacionadas com stress e trauma
-
Problemas de desempenho, inclusive disfunção sexual
-
Fibromialgia e outras condições de dor crónica
-
Dependência química e adições
-
Problemas de percepção
-
PHDA
-
Gagueira
-
Fobias
-
Asma
-
Preparação e recuperação de intervenções cirúrgicas
-
Trauma de guerra e catástrofe natural
-
Problemas de raiva e fúria
-
Pânico e ansiedade
